A disciplina de audiovisual é uma opção das disciplinas de artes (música, teatro, artes visuais e audiovisual) do currículo do ensino médio e é distribuída ao longo dos três anos. 

Primeiro ano: Cineclubismo

A realização de cineclubes tem como objetivo a desconstrução de um olhar naturalizado sobre o cinema comercial, bem como uma aproximação do conteúdo da experiência social que é o cinema. O cineclubismo possibilita a criação de um incômodo nos alunos através de exibições de filmes que possuem uma linguagem cinematográfica diferenciada dos blockbusters.

Nesse sentido, o CINENUTED se propõe também como um espaço de debate e de ampliação do repertório cultural dos alunos, sem, no entanto, negar a bagagem audiovisual trazida por eles para a escola. Dessa forma, a atividade cineclubista se coloca como uma ferramenta da educação para aproximar e transformar olhares, estimulando a produção coletiva de conhecimento em contraponto ao ensino vertical, em que o aluno está posto como mero receptor passivo das informações apresentadas.

Segundo ano: Realidade e Imaginário e Sociedade I

O segundo ano da disciplina de audiovisual possui três módulos que dialogam por meio da discussão sobre “realidade” e “imaginário e sociedade”.

Audiovisual na EPSJV O “módulo introdutório” é composto de elementos que possibilitem ao aluno a primeira experiência com a linguagem cinematográfica, tais como a fotografia, a história do cinema e suas vanguardas, análise fílmica e elementos técnicos. As vanguardas são apresentadas dentro do seu contexto histórico e suas relações sociais. Em seguida, na apresentação dos elementos técnicos, são realizados dois exercícios: inicialmente o aluno produz duas fotografias que representem o silêncio e o invisível; e em seguida elabora um vídeo de “autoretrato”, de forma experimental, sem interferência dos professores.

Audiovisual na EPSJVNo segundo módulo, “Realidade”, são discutidos elementos significadores da linguagem cinematográfica e suas relações com a construção da realidade fílmica, tais como o roteiro, o som, a luz e a montagem. Cada elemento é apresentado, principalmente, sobre dois aspectos: sua história, e seu uso pelas vanguardas; e a parte técnica, associada às significações produzidas por esse uso. Os exercícios desse módulo são a produção de uma trilha sonora de uma cena de filme e a produção, em grupo, da primeira “Carta Audiovisual”.

Audiovisual na EPSJVNo terceiro módulo, “Imaginário e sociedade I”, a construção da realidade é relacionada principalmente com o tempo histórico, o desenvolvimento de tecnologias de produção e a cultura em que está inserida a produção. Diante dessa discussão são apresentados o Cinema no Brasil e no Mundo. Esse módulo é dividido em dois, sendo que a segunda parte é abordada somente no terceiro ano. São dois exercícios finais no segundo ano: a resposta à primeira Carta Audiovisual; e um seminário para apresentação de análise do cotidiano do audiovisual dos alunos.

.

Terceiro ano: Produção audiovisual e Imaginário e Sociedade II

Audiovisual na EPSJV O terceiro e último ano da disciplina de audiovisual é divido em dois módulos: “Imaginário e Sociedade II” e “Produção Audiovisual”. O primeiro módulo tem a abordagem mais contemporânea do papel do audiovisual na sociedade e é dividido em: “Imagem Contemporânea”, onde é discutido o papel e as formas com que as imagens são usadas nas relações sociais; “Cinema, audiovisual e novas mídias”, que discute o uso das novas mídias na produção audiovisual e seu lugar de mera reprodução ou criação artística; e “Cinema Mundo”, em que são apresentados diferentes exemplos de produção contemporânea do cinema mundial. O exercício desse módulo é pensar uma ideia para a produção do curta.

Audiovisual na EPSJVO último módulo da disciplina é composto pela produção de um curta pelos alunos. Esse módulo é dividido em três etapas: pré-produção, etapa de desdobramento da ideia, passando pelo roteiro, decupagem, análise técnica e planejamento de filmagem; produção, que consiste na gravação realizada pelo grupo; e pós-produção, incluindo a montagem, edição de som e mixagem do curta.

Advertisements

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s