A Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio é uma iniciativa que integra o projeto de educação audiovisual desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde – NUTED (EPSJV/Fiocruz).

Embora a produção de imagens no mundo contemporâneo se dê de forma massiva, não é tão comum a prática da reflexão e da interpretação imagética fora de seus circuitos específicos. Se a interpretação textual é item obrigatório do currículo escolar, o estudo sistemático da imagem ainda não alcançou tal projeção, por mais que de imagens seja formado o cotidiano e o imaginário do homem contemporâneo. É importante, então, que se construa uma reflexão compartilhada, que não segregue nem hierarquize forma e conteúdo em termos audiovisuais. A educação audiovisual deve assumir, portanto, a função de construir relações entre professores-pesquisadores, alunos e as novas tecnologias da informação, pensando metodologias e refletindo conjuntamente sobre os produtos obtidos.

Proporcionando o encontro de jovens e adultos trabalhadores com o cinema através do acesso ampliado a esta arte e da própria possibilidade de seu envolvimento na produção audiovisual, o NUTED busca aprofundar a reflexão crítica sobre o papel da imagem na sociedade contemporânea. Indo além do uso convencional do cinema na escola, restrito à ilustração de conteúdos pelo professor na sala de aula, a proposta de educação audiovisual desenvolvida pelo Nuted procura colocar o aluno em contato com a história da fotografia e do cinema, favorecendo assim a compreensão de sua linguagem, das técnicas e formas de expressão envolvidas nesta arte. Para além da disciplina de audiovisual, a organização do CineNuted – um cineclube realizado mensalmente como atividade curricular – complementa esta proposta, disponibilizando um amplo repertório de gêneros, estilos e narrativas que colocam o cinema como forma de conhecimento e experiência de mundo.

A Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio

Realizada desde 2011, congrega alunos e professores do ensino fundamental e médio, em um encontro voltado à exibição da produção audiovisual estudantil.

Configura-se, principalmente, como uma proposta de incentivo, buscando aproximar alunos de escolas públicas – historicamente distantes de processos de utilização de tecnologias associadas à estética – do exercício da investigação, do pensamento, indo além do tecnicismo e da preocupação exclusiva com o produto final, provocando a discussão acerca das produções audiovisuais e de sua homogeneização.

Sua programação tem contemplado o debate com diretores e produtores do cinema nacional, com educadores ligados à difusão e implementação de projetos de educação audiovisual no país, bem como a realização de oficinas dedicadas à exploração lúdica de gêneros e técnicas diversas (luz, som, sonoplastia, animação, roteiro, videoclipe etc).

Ao mesmo tempo, a Mostra tem favorecido a troca de experiências entre instituições e entidades ligadas à educação audiovisual, como o Cinead/CAP UFRJ, Cineduc, Mostra Geração/Festival do Rio, entre outras, consolidadas através da Rede Kino (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual). Esses encontros geram e se alimentam de parcerias com várias escolas que participam sistematicamente da Mostra, demonstrando um processo de consolidação e amadurecimento de seus projetos.

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s