A exposição “O olhar fotográfico através da história” compôs a programação da mostra. Algumas máquinas fotográficas, símbolos de alguns momentos históricos,  foram exibidas demonstrando a evolução tecnologia fotográfica.

 A Duo Six-20 feita pela Kodak AG de 1934 a 1940 e as famosas câmaras de imprensa Graflex velocidade Graphic são exemplos de máquinas da exposição.

 

 

 

Duo Six-20

 

O Duo Six-20 é uma pasta de 4,5 × 6 horizontal feita pela Kodak AG de 1934 a 1940. Como o nome indica, é utilizado filme de rolo 620.O modelo original tem um visor óptico de dobragem (embora alguns f / 4.5 modelos tinham um simples localizador de quadro sem óptica) e uma chave para o avanço da película do lado esquerdo da placa de topo. A mais antiga das 620S Duo com placa superior pintada não teve a placa única de metal de correr na parte de trás que abrangem tanto das duas janelas de balcão filme, mas tem covers de bronze individuais que giram em rebites, e parece que a mais antiga não têm abrange a todos.

Exemplos do modelo original ter sido visto com duas f / 3.5 e lentes F4.5 Kodak. Um f cedo / 4.5 modelo foi visto com um conjunto de discagem Pronto obturador em vez do aro mais comum definir Compur obturador. Um f / 4.5 modelo, provavelmente muito cedo, foi visto com Compur do obturador e não cobre em tudo para as janelas de rubi na parte de trás. A parte traseira parecia totalmente original com nenhuma evidência de modificação, com o Duo 620 logotipo em relevo na vertical à esquerda das janelas. O outro destes tiveram as tampas janela acima mencionados contador indivíduo eo Duo 620 logotipo horizontal. Um primeiro modelo foi visto com apenas uma rotação da tampa de latão do tipo correto, mas, possivelmente, tinha sido instalado em uma data posterior.

Fonte: http://camerapedia.wikia.com/wiki/Duo_Six-20

 

 

Graflex velocidade Graphic

As famosas câmaras de imprensa de Graflex foram feitos num certo número de variantes e em vários formatos. Os primeiros modelos estavam disponíveis em 3×4, 4×5 e 5×7 formatos. Ao 1939-1940 formato 5×7 foi abandonada eo formato 2¼x 3 ¼ foi adicionado. obturadores de plano focal estavam disponíveis desde o início até 1970. Os modelos com um obturador de plano focal pode usar lentes montadas em persianas ou lentes barril (sem venezianas). O Pacemaker Crown Graphic, introduzido em 1947, foi o primeiro modelo disponível sem um obturador de plano focal.

Porque não há nenhum mecanismo (que não seja a remoção de um par de parafusos) para permitir o ecrã de focagem a ser removido, suportes de filme de rolo foram feitas para deslizar no lugar e ser retida pelo ecrã de focagem, assim como com suportes de filme de corte. Alguns suportes de filme de rolo foram feitas com um “direto” caminho filme. Estes tinham a bobina de alimentação de um lado e a bobina de recepção no outro. Isto significava que o suporte de rolo parcialmente montada foi inserido na parte de trás e, em seguida, o lado tomar-se foi montado a partir do lado oposto (esquerdo).

Fonte: http://camerapedia.wikia.com/wiki/Graflex_Speed_Graphic

 

 

Argus setenta e cinco

O Argoflex Setenta e Cinco e Argus setenta e cinco foram baquelite / plástico TLR pseudo feita por Argus nos EUA, com variações, entre 1949-1964. Imagens foram 6x6cm em 620 filmes .

Fonte: http://camerapedia.wikia.com/wiki/Argus_Argoflex_Seventy-Five

 

 

Kinax

Kinax era um fabricante de câmera francês a partir do final dos anos 1940 para cerca de 1956. Ele fazia parte do grupo Établissements Jousset e continuou câmera filial do grupo. Eles fizeram principalmente pastas 6×9 e colocar seu nome em um par de 6 × 6 TLR e uma câmera estéreo usando filme 120.

Fonte: http://camerapedia.wikia.com/wiki/Kinax

 

 

 Praxinoscópio

O Praxinoscópio é um aparelho que projeta em um tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho, o praxinoscópio foi aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

 

 

LE PHENAKISTICOPE A PROJECTION

DUBOSCQ vers 1840

“O nome deriva da palavra grega” fazer batota “. O componente essencial desse dispositivo é um disco de vidro (34 cm de diâmetro) sobre a qual são números dispostos radialmente, o que representa um objeto em movimento em posições sucessivas Ao virar o disco e salientes um feixe de luz através da lente e abertura, a persistência da visão do espectador produz a impressão de movimento real. A lente de projeção tem uma abertura de 11,5 cm. “Duboscq também fez várias experiências pioneiras em tecnologia de imagem em movimento [44] Por volta de 1855, ele propôs um aparelho muito interessante, a phenakistoscope projeção. Dois discos paralelos foram girando em velocidades diferentes na frente de uma lanterna de projeção. Uma série de imagens em seqüência ( entre 10 e 16) foram pintados sobre o disco de vidro, que foi perto da fonte de luz, enquanto que no segundo (de madeira) foi embebida uma série de lentes. O último disco trabalhado, de facto, ao mesmo tempo como um condensador, bem como um obturador. O phenakistoscope projeção nunca se tornou muito popular, mas foi anunciado nos catálogos da empresa quase até o final do século “.

Fonte: http://www.stephenherbert.co.uk/wheelPROJECTINGpart1.htm

http://physics.kenyon.edu/EarlyApparatus/Optical_Recreations/Phenikistiscope/Phenikistiscope.html

 

Pentax K-1000

 

Pentax K1000 (originalmente marcou o Asahi Pentax K1000) é uma câmera reflex com lentes intercambiáveis, que utiliza filme 35 milímetros e tem funcionamento completamente mecânico. Foi fabricada originalmente no Japão pela Asahi Optical Co.Ltda. entre 1976-1997. Foram vendidas mais de três milhões de unidades da Pentax K1000. Sem duvida o maior sucesso da marca de todos os tempos. Foi considerada por muito tempo a câmera ideal para estudantes, porque ela reúne todos os recursos aliado a um baixo custo e qualidade para aqueles que querem se iniciar nos misterios da fotografia.

Advertisements

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s