Este ano, a equipe de seleção recebeu e analisou 48 vídeos de 18 escolas brasileiras, além de duas escolas espanholas, uma argentina e uma italiana.

Parabéns aos 27 vídeos selecionados!

17 de novembro de 2015

O Livro – 13’37’’
Escola Municipal Eunice Weaver
Um livro ocasiona acontecimentos estranhos em uma escola.

Medo de quê? – 5’35’’
Escola Municipal Professor Edilson Duarte
Os atores deste curta, conta os diversos tipos de medos sofrido por eles. Desde o medo da barata até de drogas e vírus de computadores.

Após o Apocalipse – 3’51’’
Colégio Estadual Guilherme Briggs
Após o apocalipse, amigos zumbis se encontram no Parque do São Bento para se divertir e assustar seres humanos.

Devolva minha aliança – 9’28’’
Escola Municipal Professor Vieira Fazenda
Grupo de amigos acostumados a brincar num cemitério perto de suas casas, certo dia é surpreendido pelo enterro de uma noiva que faleceu ao “pé do altar”. Curiosos, aproximam-se da tumba após a cerimônia, e um dos meninos apodera-se de algo que mudará sua vida a partir deste dia.

El ataque de las frutas – 5’15’’
Taller de Cine “El Mate”
As frutas vingam a morte de um dos seus assassinando 5 meninos.

A Pequena Nuvem – 2’02’’
E.M. São Pedro da Serra
Uma nuvem percorre o povoado rural de São Pedro da Serra, na região serrana do Rio de Janeiro e o que ela vê, sente, pensa? Crianças de 9 anos de idades criaram um filme a partir dessa pergunta.

Uma espinha… e agora? – 5’28’’
Escola Agrícola Municipal Nilo Batista
Menina na fase da adolescência, ao acordar depara-se com uma espinha no meio da testa. Ao chegar na escola, todos se espantam com o tamanho da espinha. Para melhorar a situação, elas e as amigas compram uma pomada sem receita médica e o resultado não é o esperado.

O que eu jogo fora? – 1’18’’
Escola Municipal Orlando Villas Bôas
O que realmente é necessário jogar fora? Só coisas materiais? Nesse vídeo é possível perceber que podemos jogar fora outras coisas.

Il denaro – 11’
IC Ponte San Nicolò
Crianças conversam sobre dinheiro. Elas são de 3 escolas italianas: uma escola isolada na montanha, uma escola de Nápoles (sul da Itália) e uma escola de Pádua (norte da Itália).

Unauá – 3’55’
Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata (Grande Otelo)
Unauá conta a história de seu povo, que vivia em paz com a natureza, até que um monstro decide invadir e comer suas terras: as plantas das matas, os bichos, o rio, o mar e até o céu! Será que a tribo de Unauá conseguirá vencer o monstro destruidor da natureza e comedor de terras? Animação na técnica stop motion com desenhos e recortes.

O que rola? O que roda? Rodopia…? – 2’29’’
Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles
Criação coletiva, com várias pequenas histórias que têm em comum movimentos ou formas circulares (em desenhos e/ou objetos).

Esa cosa al final de la escalera – 5’40’’
Taller de Cine “El Mate”
Um homem retorna a sua cidade natal e visita o baú do seu inconsciente, a partir das lembranças de sua infância que o local recria. Poderá ele vencer seus medos e apagar as marcas? Baseado num conto de Ray Bradbury, “Essa coisa no final da escada”.

#Conectados – 5’25’’
Escola Municipal Professor Vieira Fazenda
O filme mostra algumas situações onde o uso da tecnologia, principalmente as redes sociais, substitui e altera relações cotidianas.

A Prova – 10’37’’
CIEP 175 José Lins do Rego
O filme conta a história de Iago que está no impasse de repetir ou não de ano e tudo depende de uma prova.

Seus Passos – 4’43’’
Escola Municipal Monteiro Lobato
Adan é um adolescente em conflito que quer trilhar seus próprios passos. Mas sua escolha pode ferir seus pais.

 

 

 

18 de novembro de 2015

A vida de Cristal e Rafael – 11’50’’
E.M. José Aparecido Sarti
Conflitos diários entre um menino e uma menina de 11 anos.

A vida é mesmo assim – 6’51’’
Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo
Vídeo realizado por alunos do curso normal do Instituto de Educação Prof.ª Ismar Gomes de Azevedo.

A Lembrança – 8’26’’
E.M. José Aparecido Sarti
Roberta não consegue esquecer o que aconteceu com seu pai. E essa lembrança a segue no seu cotidiano.

A Fuga – 8’22’
E.M. José Aparecido Sarti
Um filme sobre solidão, encontros e fazer filmes.

Devir – 6’
C.E. D. Pedro II
“Joelho ralado. Chinelo de trave. Dente embaixo do travesseiro. Pular muro. Tocar campainha. Espera?! Dessas lembranças surge mais alguma? Ah, o trote!!! Devir é baseado no conto “Chatear e encher”, de Paulo Mendes Campos. Conta a história surpreendente de dois rapazes que não se cansam de encher dois trabalhadores de um escritório, realizando chatas ligações para satirizá-los.”

Getulius & Vargas – 10’
C.E. D. Pedro II
Em um mundo bombardeado por informações, dois senhores – Getulius e Vargas –, tentam compreender o pensamento um do outro em uma conversa um pouco íntima em um lugar bem inusitado. “Getulius & Vargas” é um curta-metragem que aborda temas que permeiam a vida do ser humano de uma forma incomum. Muitas risadas estão garantidas.

Viaje a los ’60 – 5’25’’
Taller de Cine “El Mate”
Um menino escuta muitas vezes uma canção dos Beatles e viaja a Liverpool em 1963. O que acontecerá? Ele encontrará os Beatles? Voltará à sua época?

Zumbi – 8’23’’
Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira
Devastação…. Um viajante por muito tempo segue em sua jornada de forma solitária até que finalmente encontra um grupo de sobreviventes e começa a relatar a sua história. Mas, afinal como tudo começou? O filme convida para uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente numa perspectiva surreal: o mundo é assombrado por zumbis!

Caminho da Água – 9’38’’
Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira
Você já parou para pensar de onde vem a água que chega até a sua torneira? Um grupo de alunos do município de Cabo Frio saiu à campo para essa descoberta e compartilha neste documentário parte do caminho das águas da Bacia Hidrográfica do Rio São João. Neste trajeto, partiram de Cabo Frio, finalizando na Lagoa de Juturnaíba, município de Silva Jardim, convidando-nos para uma reflexão acerca da utilização desse bem precioso: ÁGUA.

Redes Sociais – 8’22’’
Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira
O filme aborda a utilização inadequada da Internet por dois adolescentes enamorados, Duda e Vinicius, sem mensurarem as consequências para os seus atos. Frente ao fato constrangedor, a menina tem uma atitude extrema o que faz com que a família tome conhecimento do ocorrido e busque uma solução que afetará o seu cotidiano. A narrativa chama a atenção para o problema de autoexposição e alerta para as responsabilidades do exercício do poder familiar. Por que tantos desencontros?

Tornar a començar – 14’13’’
Institut Júlia Minguell
Elena não como enfrentar o fato de que Lucia, sua melhor amiga, irá deixar a cidade e a escola. Em casa, ela vive tempos difíceis e a tensão do relacionamento entre os pais.

Mirar endavant – 13’48’’
Escola de Bordils
Os pais de Marc se separaram e seu pai saiu de casa. Marc está vivendo tempos difíceis e ele encontra nas palavras de seu avô a companhia, o refúgio e o amor que precisa.