A marca da Mostra é composta pelo místico “Baralho cinematográfico” que representa as principais etapas do processo de produção cinematográfica. Conta a história que esse processo surge por volta do final do século XIX e se desenvolve através dos tempos.

Esse grandioso sistema simbólico foi dado à humanidade pelos irmãos Lumière, em 1895, e atravessou os tempos reunindo e comunicando os conhecimentos dos homens, refletindo as suas concepções do mundo.

Nessas 6 cartas, divididas em pré-produção, produção e pós-produção, são condensados todos os conhecimentos desenvolvidos ao longo da história, aprimorados e reapropriados por diversas áreas, como a própria educação.

No meses que antecedem a 6ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio postaremos cada carta e sua explicação cósmica.

Jogue e veja o seu futuro artístico!

A ideia

Carta – A ideia,  a origem da criação

Essa carta simboliza a origem da criação, onde o processo começa. Quando essa carta aparece às ideias são postas na mesa e confrontadas.

É uma carta dinâmica porque as ideias surgem de várias fontes podendo ser de alguma conversa, de alguma história ou até de alguma coisa que lemos como jornais, revistas e livros.

A ideia pode ser transformadora, surgindo de algum livro ou teatro e adaptada.

O momento desafiador é quando alguém propõe uma ideia para você ou o seu desejo de realização é a partir de um tema. Como vencer esse desafio?

O primeiro passo é procurar tudo sobre aquele tema em sites, livros, revista. E a partir dessas fontes acender um chama, uma intuição ou um insite.

Todos nos temos uma capacidade, que às vezes esta oculta, de desenvolver uma ideia, mas nem sempre colocamos em prática. Esse é o momento!

O roteiro

Carta – O roteiro, a direção a ser tomada.

Essa carta remete para a carta da “ideia” e representa o conhecimento da linguagem e a transmissão da história com os outros, a equipe.

“O roteiro” é uma etapa final do processo de desenvolvimento da ideia. É uma carta positiva, pois mostra que já passou de etapas na vida como o story line, a sinopse, o argumento e a escaleta.

Quando essa carta aparece quer dizer que é preciso ter o conhecimento da linguagem para delinear o caminho a ser seguido em conjunto.

É preciso ter cuidado porque nesse momento é necessário ter em mente a descrição de ambientes, ações, personagens, diálogos e efeitos de transição.

A carta “o roteiro” representa o momento onde a sua histórica é contada por imagens e transmitida ao grupo.

A decugaem

Carta – A decupagem, a sabedoria.

A carta “decupagem” possui vários sentidos e formas, pois indica o processo de recorte e definições (ou análise) dos planos tracejados pelo “o roteiro”.

É uma carta de prudência, pois é um momento de saber planejar seus planos para poder agir. Nesse momento a sua voz interior está mais sabia e conselheira para estipular as definições dos planos.

Quando jogada, é uma carta de alerta para a necessidade de planejamento dos próximos passos e de aconselhamento a estar aberto a todas as indicações possíveis.

No caminho do desenvolvimento é necessário não agir por impulso e sim compreender previamente qual será o próximo passo.

Mesmo com a carta “decupagem”, em breve acontecerá surpresas e novidades na “gravação”, que geralmente são positivas e bem vindas, quando fazem sentido.

A gravação

Carta – A gravação, domínio das situações.

É o momento que aparece muita luz e som na sua vida. É a etapa de grande trabalho em equipe e de surpresas. Um novo começo nas etapas e a necessidade de se aventurar nessa nova produção de mundo. É uma carta que não traz estabilidade, mas que fornece a concretude da criação.

Quando esta carta surge é preciso estar preparado para resolver questões, mesmo planejadas, com sabedoria, inteligência e mestria.

Ela indica o cuidado em lidar com todos os elementos imagéticos e sonoros, para não deixarmos o acaso atrapalhar o planejado. A carta aconselha que entregue cada área específica nas mãos do especialista mas podendo haver reorganizações dos astros.

É um momento de paciência e virtude. Momento em que os elementos como luz e som estão consonância com o universo, produzindo o movimento.

A edição

Carta – A edição, momento de escolhas.

Seu significado é de concretude e simboliza a descoberta de um novo mundo que surge na montagem e ordenamentos dos planos, ganhando significados e energias.

Essa carta alerta para o momento de possibilidades e de estarmos repensando nas convicções anteriores. É um momento de escolhas a partir de todo o trajeto realizado até aqui. Aconselha ter uma postura flexível e de adaptarmos às situações com flexibilidade e sapiência, não nos agarramos de forma fixa ao planejado.

Todo processo tem novas possibilidades, porém é necessário ter prudência e cuidado para não se perder, pois temos na mão tudo aquilo que precisamos para alcançarmos nossas metas que tanto almejamos.

A exibição

Carta – A exibição, a revelação e um novo ciclo.

Momento de revelação e inicio de um novo ciclo. A carta indica uma nova fase que chegou ao fim de forma positiva porque tudo se transforma e quando uma coisa termina outra coisa começa.

Exprime a vitória em todos os níveis e um recomeço com novas oportunidades porque na vida tudo se transforma num ciclo que sempre evolui.

Essa carta indica que alguém teve espírito de aventura e sonhou com um novo mundo e que podemos embarcar nessa viagem e descobrir novas aventuras.

Período de expor seu mundo e avançar com seus projetos, porém cuidado, sempre haverá criticas e elogios.

Advertisements