O audiovisual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi pensado com a preocupação de entender como o aluno se relaciona com a quantidade de imagens e informações produzidas, com a qual nos deparamos diariamente.

Na EJA da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, alunos que em sua maioria, são trabalhadores que tiveram seu processo de formação acadêmico formal interrompido, voltam cheios de experiências e conhecimentos absorvidos diante do seu cotidiano e vivências individuais e coletivas.

O senso crítico desenvolvido durante a vida deste trabalhador torna o processo educativo mais interessante e rico, não sendo uma via de mão única, mas sim uma formação mútua e coletiva. O PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) da EPSJV entende que o aluno não busca somente a sua formação, ele também é um trabalhador, integrante ativo dessa sociedade, intervindo no mundo ao seu redor e participando ativamente de sua própria formação, e é através da troca de conhecimentos que esse processo de aprendizagem se constrói.

No ano de 2012, a disciplina de audiovisual desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde no EJA contava com três períodos, contemplando o período de formação previsto para formação de alunos da EJA, onde cada período corresponde a um ano do ensino regular. No primeiro período a disciplina de audiovisual era dividida com a disciplina de música. Nesse período exploramos a bagagem cultural da turma, fazendo um tipo de cineclube, onde assistimos filmes que geralmente fogem do circuito hollywoodiano dos cinemas e programações de TV, trazendo discussões mais críticas. A reação dos alunos em um primeiro momento ocorreu com estranhamento em relação à linguagem e forma dos filmes, com falta de clichês e rótulos. Nas discussões foram retratadas diferentes opiniões, desde religiosas até sócio-políticas, resultados das formas de relacionar com o filme, seja na temática ou na linguagem. O que é realmente interessante, já que são diferentes pontos de vista sobre uma linguagem nova.

No segundo período, os alunos faziam a opção por qual disciplina artística pretendiam seguir, música ou audiovisual. Nesse período, começamos a pensar na construção dos conceitos da linguagem, desenvolvemos exercícios de criação e produção, fizemos leituras mais profundas em relação ao processo artístico de construção do cinema, as formas de linguagem, os diferentes movimentos artísticos que influenciaram a sociedade atual. Foram apresentados além dos filmes o seu contexto permitindo ao aluno historicizar o mundo atual que vive e sua relação com a imagem. Os estranhamentos nesse momento não são mais em relação à forma e estética dos filmes, mas um estranhamento mais conceitual, em que os alunos já começam a perceber a realidade do filme, com uma interpretação artística do mundo real, começam a pensar no que existe além da imagem, as ideias que ali estão.

No terceiro e ultimo período, depois de compreender o processo de construção de um audiovisual, eles começam a produzir seu próprio material, no coletivo, dividindo ideias e olhares diferentes para a criação de um filme, desde a ideia inicial, storyline, desenvolvimento do roteiro, produção, filmagem e finalização. O desenvolvimento desse projeto de conclusão de disciplina é o mais importante, pois percebem como uma ideia pode ter varias leituras diferentes, dependendo das relações que se dão com cada um, de como isso se relaciona com as experiências de vida e saberes individuais, e como cada pessoa faz uma leitura própria.

Esse foi o foco da disciplina de Audiovisual no PEJA da EPSJV. Durante dois semestres foram desenvolvidas atividades buscando sempre integrar a prática técnica com o desenvolvimento de conceitos, relacionado ambos para a construção de novas formas de perceber e interpretar a realidade, podendo assim intervir e entender sua própria realidade.

A disciplina exibiu na 2ª Mostra Audiovisual, como produção de 2012, alguns vídeos tais como:

Trabalho

Video produzido nas aulas de Audiovisual pelos alunos da turma Médio 3 da EJA – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Inquisição

Video produzido nas aulas de Audiovisual pelos alunos da turma Médio 2 da EJA – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Dois Lados

Video produzido nas aulas de Audiovisual pelos alunos da turma Médio 3 da EJA – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Chapeuzinho Vermelho

Video produzido nas aulas de Audiovisual pelos alunos da turma Médio 3 da EJA – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

 

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s