No ano de 2013 a Mostra Audiovisual compôs a Semana Cultural associada a outros projetos culturais desenvolvidos na Escola. Estes espaços articulados de divulgação e construção de atividades culturais e artísticas visaram promover a leitura, a compreensão e a utilização dos símbolos construídos pela humanidade em suas diferentes linguagens.

Entre eles, esteve representado o espaço dos Laboratórios do Livre-Saber, conjunto de atividades construídas coletivamente por estudantes e educadores da EJA-Manguinhos (Educação de Jovens e Adultos), com participação de moradores e atores sociais do território.

A expressão Laboratórios do Livre-Saber advém da valorização da intervenção direta dos estudantes na construção de metodologias educacionais territorializadas por meio de linguagens artísticas e culturais. No 1º semestre de 2013, o Laboratórios do Livre-Saber teve como tema o eixo de trabalho Identidade e Cultura Local, construído ao longo do semestre na EJA-Manguinhos.

No contexto da Oficina de Identidade e Cultura Local, foi desenvolvida uma oficina de audiovisual ao longo de quatro encontros. No primeiro, alunos e professores discutiram percepções acerca de imagens publicitárias e artísticas e elementos da linguagem audiovisual associados à representação de identidades sociais e culturais propagadas na mídia, bem como possíveis alternativas.

Como culminância dessas discussões, foram realizados três encontros de gravação, nos quais os alunos fizeram perguntas entre si, revezando-se nos papeis de entrevistado e entrevistador, recuperando os temas discutidos em sala de aula, como pertencimento, percepção do seu lugar de origem, trajetórias familiares e profissionais. Nas gravações, os alunos atuaram ainda operando câmera, som e produzindo fotografias.

Veja como foram os encontros (clique aqui)

Essa experiência resultou no vídeo “Identidades”, exibido na Mostra no turno da noite, juntamente com vídeos selecionados da exibição diurna, gerando um debate acerca do estar em cena, expondo suas identidades, e do papel do entrevistador, bem como da atuação multidisciplinar na equipe de produção.

Assista ao vídeo “Identidades”:

Playlist dos debates

Advertisements

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s